Cumpre esclarecer o ocorrido no Twitter envolvendo o jornalista Moacir Pereira, fato que foi explorado de forma distorcida em uma mensagem oficial enviada por email pela chapa da situação.
Como tudo que está no Twitter, o conteúdo é público e pode ser acessado integralmente no endereço [www.twitter.com/unimedchapa2]. O ‘post’ ou publicação do Twitter que deu origem a tudo, assinado pelo nosso @UnimedChapa2, foi o seguinte:
@cvalente, @moapereira, @cbndiario, @mariomottatv - Fiquem por dentro da campanha pela presidência da Unimed FLN, eleições próximo dia 31.2:50 AM Mar 21st via TweetDeck
Como se pode ver, o jornalista foi apenas citado juntamente com outros jornalistas e comunicadores, apenas para que tomasse conhecimento da notícia em questão: a disputa pelas eleições na Unimed. Esse procedimento é praxe no Twitter quando você pretende escrever uma mensagem dirigida a outro usuário.
Entretanto, talvez distraído, o jornalista Moacir Pereira entendeu equivocadamente que alguém poderia estar utilizando seu nome de forma mal intencionada. E reagiu assim:
Alerta: algum tuiteiro mau caráter está usando meu nome moapereira. Nada escrevi sobre eleição na Unimed e outras baboseiras. Policia nele.
12:19 AM Mar 22nd via web
Imediatamente o jornalista César Valente, da coluna De Olho na Capital, que também fora citado, escreveu em resposta, procurando esclarecer o mal-entendido:
@moapereira será que não estás confundindo com um spam da chapa2 da Unimed? Foi só dirigido a alguns perfis, não falou em nome de.
12:24 AM Mar 22nd via TweetDeck in reply to moapereira
Logo a seguir, procurando esclarecer tudo, publicamos mais 3 notas que seguem abaixo, citando novamente os dois jornalistas para que pudessem ler o texto:
@cvalente @moapereira SPAM não é palavra adequada. Poucos e seletos nomes foram citados para que atentassem ao assunto de interesse geral.
7:26 PM Mar 21st via TweetDeck
@cvalente @moapereira O que se passa na Unimed atinge direta indiretamente praticamente toda a população. Daí citar jornalistas. Ok?
7:27 PM Mar 21st via TweetDeck
@moapereira @cvlente A Chapa 2 da Unimed é encabeçada pelo urologista Dr. Rogério Moritz e conta com diversos colegas do mais alto nível.
7:29 PM Mar 21st via TweetDeck
Depois disso o próprio Moacir Pereira não escreveu mais nada a respeito. Mas a publicação que já estava feita foi usada de forma lamentável pela Chapa da Situação no email de ontem, sem autorização dele, procurando usar o mal-entendido e o nome do jornalista para pintar a oposição como irresponsável e inconseqüente, como eles tem procurado fazer em toda a campanha.
Nossa única intenção foi chamar a atenção para o importante debate sobre o destino da Unimed FLN, que interessa não apenas aos cooperados, mas aos centenas de milhares de usuários.
O momento da mudança está chegando. Dia 31, vá à ACM e vote na Chapa 2.
Se todos os insatisfeitos forem votar, a Unimed pode mudar.