Respostas

Publicaremos aqui as respostas para as perguntas mais frequentes e para os questionamentos enviados por email. Por questões de privacidade, o nome dos autores das perguntas não será publicado.
Tem alguma pergunta? Fale conosco.

--------------------------------------------------------------


Assunto: gastos Unimed e honorários médicos
Pergunta: Há muito tempo que não acredito nas diretorias da UNIMED, pois caracterizam-se pelo interesse individual, gastos desnecessários, aplicação de muito dinheiro em marketing e muito pouco no aumento da tabela da UNIMED. Não é mais interessante atender ou atuar pela UNIMED, quando se vê o que se  ganha e o que se investe na profissão. Há dois meses fiz uma reforma de consultório, como resgatar com trabalho o gasto feito com tabelas tão insignificantes? Atualmente um pedreiro recebe mais do que um médico que atende pela Unimed, e muito mais. Vou votar em vocês, mas vou cobrar meu voto. Acho que esta Diretoria deveria abrir um  canal com os eleitores para que haja possibilidade de cobrança efetiva do que se solicita da Unimed.

Resposta:
Caro colega, obrigado pelo seu apoio. Esteja certo de que um dos compromissos da nossa gestão é ampliar e aperfeiçoar os canais de resposta entre a cooperativa e os cooperados, proporcionando meios efetivos de participação. Queremos resgatar para os cooperados a posição de 'donos' da Cooperativa. Até bem pouco tempo atrás, quando um dos membros da nossa chapa manifestou uma reclamação a respeito, o cooperado que ia à Unimed recebia um crachá de 'Visitante'. Queremos aglutinar TODOS os cooperados em torno do objetivo comum de resgatar para o médico não apenas a remuneração adequada, mas também o orgulho de participar da cooperativa.


--------------------------------------------------------------

Assunto:  Laboratório e Centro de Imagem?
Pergunta:
É do interesse da Chapa 2 que tenhamos laboratório próprio bem como um completo centro de imagem ?

Resposta:
Nossa posição é que essa é uma decisão que precisa ser tomada de forma técnica e não política. Faremos um estudo sobre sua viabilidade e se esse estudo mostrar vantagens em possuirmos laboratório próprio, nossa cooperativa o terá.

--------------------------------------------------------------

Assunto: Hospital Próprio
Pergunta: O que a Chapa2 pretende fazer em relação ao Hospital da Unimed?

Resposta:
É importante esclarecer nosso ponto de vista em relação à construção de hospital próprio da Unimed. Faremos o hospital com  total transparência. Construiremos o hospital num local que permita edificação e ativação de no mínimo 100 leitos. O local deverá permitir ampliação do mesmo até 300 leitos. Construiremos no hospital centro de imagem e laboratório próprios para uso dos pacientes internados. Nosso compromisso é permitir que todos os cooperados possam trabalhar nele.
Apresentaremos de maneira clara a todos os cooperados todos os custos do empreendimento, desde custo do terreno, dos projetos, da edificação, dos equipamentos, e da mão de obra necessária para a sua ativação. Iremos de forma clara divulgar os salários dos diretores e chefias.
Nosso compromisso é com a AUSTERIDADE, a TRANSPARÊNCIA e a excelência técnica da Unimed.
Na nossa gestão o cooperado irá participar de todas as etapas, e poderá trabalhar num hospital moderno e eficaz, que será orgulho tanto de cooperados como dos nossos usuários.
Este é o nosso compromisso.

--------------------------------------------------------------

Assunto: Custos dos impressos
Pergunta: Recebi esta semana os impressos da chapa 1. A princípio não
iria votar mas fiquei meio indignado pois o papel e  a impressão são
as mesmas oficiais da Unimed. Minha pergunta é: quem pagou por aquilo?
Junto com a postagem estamos falando de milhares de reais. Gostaria
que vocês cobrassem a prestação de contas para deixar claro este
aspecto.

Resposta:
Sua pergunta é muito oportuna, já que nesta segunda-feira dia 21 de
março estaremos protocolando junto à comissão eleitoral exatamente a
mesma solicitação: de que a prestação de contas de jantares, impressos
e outras contas de campanha da chapa da situação sejam apresentadas a
todos os cooperados. Acreditamos que já passa da hora de os cooperados
saberem exatamente o que se passa no comando da cooperativa que é de
todos.
Vote Chapa 2 no dia 31, e fale com os seus colegas. Se todo
insatisfeito votar, a situação pode mudar.

--------------------------------------------------------------

Assunto: Auditores e Auditorias
Pergunta: O que vocês vão fazer com a auditoria? A revolta é geral entre cirurgiões e médicos que fazem procedimentos.

Resposta:
Respeitamos e consideramos de extrema importância e competência o papel da auditoria de conta médicas e dos auditores que na sua grande maioria exercem  a atividade com competência e respeito, porém temos que fazer uma avaliação global, uma vez que o relacionamento entre alguns auditores e cooperados é às vezes, deselegante. Por vezes o auditor menos preparado para exercer tal função trata o cooperado como improbo já de início, seja por sua formação individual seja por desconhecimento técnico do que está auditando. Precisaremos de uma reformulação do Processo de Auditoria onde participem a Diretoria Executiva, Auditores e Representantes das Especialidades. Como dizem vários colegas: "Eles partem do príncípio que somos desonestos". Precisamos de um ambiente de harmonia onde o auditor tenha conhecimento técnico do que está auditando e esclareça ao cooperado as diretrizes em relação ao que se pratica na cooperativa. Não pode mais um auditor não autorizar o procedimento solicitado e no dia seguinte o paciente retornar a cooperativa onde outro auditor, ao fazer a reavaliação, autoriza aquele procedimento inicialmente solicitado. Temos que ter critérios claros para a auditoria e exigir que ela seja homogênea e respeitosa, com explicações técnicas, homogênea, independentemente do colega auditor e do colega cooperado.

--------------------------------------------------------------

Assunto: Pagamento em PJ
Pergunta: É interesse de muitos colegas que trabalham nos Serviços Próprios da Unimed conhecer a posição da Chapa quanto ao pagamento dos nossos honorários nas nossas pessoas jurídicas, já constituídas e previamente cooperadas (inclusive por orientação da própria Diretoria, na época).
Desde o ano 2009, na última alteração regimental, fomos considerados como "assessores técnicos" e, como tais, obrigados a receber pela pessoa física, o que nos trouxe um prejuízo no montante recebível de aproximadamente 20%. Sem que houvesse nenhuma economia para a Cooperativa, visto que esse valor é recolhido para o IRPF. Fica a pergunta, agradecendo o espaço e a oportunidade para manifestar uma solicitação.

Resposta: Olá, colega. Obrigado pela participação. Iremos estudar detalhadamente todas as possibilidades para remunerar os médicos que trabalham nos serviços próprios pela pessoa jurídica. Isso feito, assumimos o compromisso de pagar os cooperados destes serviços da forma mais proveitosa possível para os médicos, dentro da viabilidade jurídica e contábil.

--------------------------------------------------------------

Assunto: Como pagar a CBHPM plena?

Pergunta: A proposta de lutar pela CBHPM plena creio que seja uma bandeira de ambas as chapas. Porém não vejo possibilidades sequer de qualquer aumento de valor de honorários nos próximos anos, considerando o aumento de custos com o novo hospital da SOS CARDIO (hoje já é um dos 3 maiores faturamentos da cooperativa). E também pela exigência do aumento do provisionamento junto a ANS nos próximos anos. Creio que vcs deveriam colocar de uma maneira muito prática a contabilidade de como aumentar essa consulta sem colocar em risco a cooperativa. E por que não economizar criando um laboratório de qualidade UNIMED, trazendo a experiência de pessoas com referências no ramo???? (Ah, aí o buraco é mais embaixo, não é? Há outros interesses por trás disto, certo?)

Resposta: Caro Colega. É um prazer para nós receber a sua participação.

Realmente não será uma tarefa fácil conseguirmos pagar ao médico cooperado da UNIMED – Florianópolis a CBHPM plena. Será preciso, mais que vontade, determinação. Acreditamos que rompendo a inércia com medidas austeras nos gastos, com controle sobre a compra/pagamento de próteses e órteses, com implemento de serviços próprios que não “esvaziem” os consultórios dos cooperados, com hospital próprio, com um envolvimento e educação dos cooperados no sentido de reduzir os custos de exames desnecessários, chegaremos a uma equação financeira que permitirá alcançar esta proposta.

Obrigado pela sugestão do laboratório próprio. Para nós da Chapa Unimed Para Todos, isso deve ser fruto de uma decisão técnica e não política. Após um estudo de viabilidade poderemos analisar os números que serão apresentados à Assembléia Geral, que decidirá de forma soberana o rumo da cooperativa. De uma coisa você pode estar certo: nosso compromisso é com a maioria dos cooperados.