domingo, 27 de março de 2011

Carta Aberta ao Dr. Genoir

Carta Aberta do Dr. Rogério Moritz,
Presidente da Chapa UNIMED PARA TODOS,
ao Dr. Genoir Simoni


Caro Genoir,

Tenho recebido com indignação as ofensas pessoais que a sua chapa tem dirigido à minha pessoa. Gostaria de afirmar a você que o tenho na mais alta conta. Respeito-o como médico, como cooperado e como candidato nesta eleição. No entanto ao que tudo indica a recíproca não é verdadeira. Vou esclarecer alguns pontos:

1. Você diz que estava do lado dos médicos e pergunta onde eu estava;

2. Você afirma que estive junto de colegas da situação participando de ações na UNIMED;

3. Você afirma que só você sabe fazer e só você é preparado para ser o presidente da UNIMED.

Gostaria de lhe responder que:

1. Você diz que estava do lado dos médicos, e realmente esteve, na posição de Presidente da Associação Catarinense de Medicina. Porém, há um bom tempo você não está ao lado do COOPERADO e dos usuários da UNIMED. Seus pacientes ligavam para seu consultório e ouviam: “O Dr. Genoir não atende mais pela UNIMED”. Seu retorno à UNIMED é bastante recente. Por outro lado, eu sempre tive na UNIMED minha principal fonte de trabalho desde 1980 de forma ininterrupta; e pretendo que isto continue assim por muitos anos. Meus pacientes da UNIMED aguardam no máximo uma semana para obterem sua consulta médica.

O filósofo Foucauld escreveu que “nada contagia mais que o exemplo”; se o SEU exemplo de deixar de atender UNIMED for seguido pelos outros cooperados, isso representará o fim da cooperativa. Precisamos de um exemplo diferente.

2. Quanto à minha participação em ações da UNIMED junto com colegas da situação, ela representa somente o espírito de co-responsabilidade, que deve imperar na gestão de uma cooperativa. Sob minha liderança, desenvolvemos um trabalho com colegas de diversas especialidades, e conseguimos economizar R$ 550.174,00 da cooperativa em um período de 9 meses, conforme relatório da atual gestão distribuído aos cooperados. Não houve, porém, retorno aos cooperados dessa economia. Participei com orgulho, assim como todos devem fazer. Afinal de contas, trata-se de uma cooperativa de trabalho médico, que deve ser comandada por gestores de forma profissional e imparcial. A UNIMED não deve ser para um pequeno grupo; a UNIMED É PARA TODOS.

3. Tenho a lhe dizer, e a todos os cooperados, que a nossa UNIMED é uma grande cooperativa. Ela não deve ser comandada por uma pessoa só. Por isso conto com uma equipe muito bem selecionada de profissionais íntegros e com vasta experiência técnica e administrativa. Isso dá a certeza que daqui a quatro anos, após a nossa gestão, teremos uma UNIMED melhor para todos os cooperados que a compõem.

A eleição atual, com a presença de uma chapa de oposição, trouxe à tona o debate e a confrontação de idéias. Principalmente, trouxe o cooperado novamente para a participação da UNIMED. É este o objetivo de um processo democrático: direito de escolha e direito de voto. Não faz parte da eleição pregar mentiras ou trocar acusações infundadas. Nem faz parte da conduta ou postura médica.

A menos de uma semana da eleição, termino lhe agradecendo o debate até aqui. Agora, serão todos os cooperados que irão decidir o caminho a ser tomado pela UNIMED. No nosso caminho, que parece vencedor, você e todos os membros da sua chapa serão recebidos com respeito e consideração caso queiram também participar da UNIMED. Afinal, somos colegas, não adversários; e a UNIMED É PARA TODOS.

Finalmente, deixo-lhe uma pergunta a ser respondida a todos os cooperados. Você, como cooperado, entregaria o comando da UNIMED a um candidato que tivesse se afastado da UNIMED e voltado apenas para disputar uma eleição?

Cordialmente,

Rogério Paulo Moritz
Presidente da Chapa UNIMED PARA TODOS

..........................................................................................
LEIA TAMBÉM a carta enviada ao Presidente da Unimed solicitando
a suspensão temporária dos processos de compra do Hospital.
Clique aqui ou no menu do lado esquerdo > Carta ao Dr. Edevard